domingo, 17 de junho de 2012

Primeiro dia na Cúpula dos Povos

Olá a tod@s que acompanham o blog do Observatório dos Conflitos do Extremo-sul do Brasil! Viemos fazer um breve relato dos primeiros momentos na Cúpula do Povos, Rio deJaneiro     
     Nosso primeiro dia no Rio de Janeiro(16/06), cararacterizou-se por uma ambientalização com o espaço e com as diversas pessoas, vindas de todo o canto do mundo, representando instituições da sociedade civil organizada, universidades, movimentos estudantis e sociais das mais diversas causas. A chegada no acampamento Enlace da Juventude, organizado pela REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabildade) demonstra a proporção do movimento que é a Cúpula dos Povos. Com um numero ainda indefinido de acampados, são muitos os grupos que ainda chegam ao acampamento da UFRJ, na Prais Vermelha, onde uma estrutura foi organizada para receber os participantes.


Na tarde iniciamos as atividades de credenciamento na Cúpula do Povos, no Aterro do Flamengo, onde muitas atividades autogestionadas estão acontecendo, sendo numerosa a quantidade de participantes, rodas de conversa, atividades culturais e plenárias ocorrendo simultaneamente.
Uma das maiores concentrações foi na Plenária 5 "Código Florestal, o jogo não acabou". Nessa plenária estava presente um grande número de pessoas, ligadas aos movimentos ambientalistas de todo o país, juntamente com a ex-senadora Marina Silva, que contagiou o público participante com um discurso pela recuperação das áreas degradadas, preservação da floresta em pé e pelo veto da Presidente Dilma ao Código Florestal.
A seguir assista ao vídeo desta atividade no link: http://www.youtube.com/watch?v=i8XTUPoJw2g&feature=youtu.be

O planejamento para o dia de hoje (17) é a ida ao Complexo do Alemão dentre outras atividades. Em breve estaremos publicando novas noticias.


Fábio lopes de Oliveira
Gitana Nebel

Um comentário:

  1. Que demais pessoal!!!
    Curtam tudo por aí e continuem postando!!!!
    A LUTA!!!
    E que vídeo massa!!! Parabéns gurizada!!!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir