terça-feira, 19 de junho de 2012

A Realeza e o Rio

No último Domingo, dia 17/06, dentro das muitas atividades que a Cúpula dos Povos proporciona, visitamos o Complexo do Morro do Alemão, na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Por todo o caminho nos perguntávamos como seria esta experiencia, tão diferente para moradores do sul, acostumados a ver os confrontos nas favelas cariocas (e nas do RS também) apenas pela televisão.
                                  Complexo do Alemão, Campo do Sargento. Ao fundo, o prédio                                                              vermelho centro de promoção da saúde e cultura construído em 20 dias.

Pode-se dizer que possivelmente foi uma das experiências mais ricas que muitos do nosso grupo de sete pessoas já tiveram na vida. A recepção por parte dos moradores foi ótima, acolhedora, tranquila, melhor do que em muitos outros lugares da endinheirada zona sul do Rio. Fomos acolhidos pelos moradores no pequeno complexo de Promoção da Saúde e Lazer, construído em 20 dias para a visita do Príncipe Harry, Filho de Lady Daiana e do Príncipe Charles ao Complexo. Alguns moradores relatam que, após a ocupação deflagrada pelo governo em 2010, a favela voltou a ser vista pelas políticas públicas, e com a visita do pŕincipe, muitas coisas foram feitas a toque de caixa. No entanto, este centro de promoção a saúde, já funcionava de formas precárias a mais de 20 anos, e em virtude desta "ilustre" visita, foi reconstruído, com contêineres e projetos arquitetônicos em apenas 20 dias. Após vinte anos de descaso do poder público, em vinte dias tudo é possível para se exaltar uma autoridade de segundo escalão da coroa Inglesa, apenas por mera politicagem. Por competência da comunidade hoje o centro de promoção da saúde e cultura, funciona a todo o vapor, com diversas atividades educativas, culturais e socioambientais, contando inclusive com cisternas para captação da água da chuva e oficinas semanais sobre direitos humanos, pois Governo, atualmente, só se faz presente com suas tropas nas UPP's, armadas até os dentes, proporcionando a "segurança" da comunidade. No Brasil e neste caso especifico, no Rio, temos uma política midiática muito forte, que em vinte dias, se fosse uma política séria, poderia mudar uma comunidade inteira para muito melhor, no entanto, em vinte dias eles só mudam o que lhes interessa para aparecer nos próximos dois dias na mídia. Ainda bem que a comunidade pode trabalhar por mais vinte anos com sua nova sede social, pois, tomara que não, mas provavelmente é esse o tempo que o governo poderá ficar ser entrar lá novamente.

                                   Espaço da comunidade para uma reconstrução social.

Por: Fábio Lopes de Oliveira

Um comentário: