terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio 'menos' 20, no Complexo do Alemão, RJ.

Olá caros colegas que estão acompanhando nossa movimentação na Cúpula dos Povos, no Rio!
Informamos desde já que o acesso à internet está um pouco difícil, pois são poucos os lugares que disponibilizam computador com internet para os participantes do evento, por isso nossas publicações estão demorando para tornarem-se acessível a tod@s. Mas vamos lá!
Posto, agora, uma atividade muito interessante e emocionante que realizamos no domingo (17/06): uma caminhada no bairro Ramos, no Complexo do Alemão, e visita ao movimento paralelo que está sendo organizado por esta comunidade a qual chamaram de "Rio 'menos' 20" (seguem duas fotos, abaixo, ilustrando a manifestação dos moradores).
A Rio - 20, no Complexo  do Alemão, está sendo organizada através do Projeto Adubando Raízes Locais, do Instituto Raízes em Movimento, do qual fazem parte moradores, estudantes de universidades e escolas, artistas da música local - como o hip hop -, o pessoal da grafitagem, das poéticas, informática, fotógrafos da comunidade, dj's e por aí vai. O movimento está com uma forte repercursão entre os moradores uma vez que buscam salientar os desafios e problemáticas enfrentadas por eles (UPP's, teleféricos instalados nos topos do morro para transporte dos moradores - que, de certo modo, não atende nem 10% dos moradores, obras inacabadas, falta de saneamento, recolhimento do lixo etc), causas essas evidenciadas pelas expressões da própria comunidade.
Passamos o dia caminhando entre as as vielas do Complexo, conversando com os moradores, escutando a sonoridade própria do local, pois em cada beco um som, uma música diferente, aglomerados de pessoas nas calçadas, caminhando entre as ruelas, expressões muito evidentes do local. Foi nesse momento que nos sentimos no Rio de Janeiro, atos, fatos e manifestações muito além das grandes organizações e maquiagens que estão montadas para receber às comitivas extrangeiras no centro da cidade.
Sem muito tempo para escrever mais nesse momento, pois as atividades são diversas, em muitos lugares e simultâneas, deixo abaixo algumas fotos desse domingo no Complexo do Alemão, e em breve estaremos postando mais notícias.

Saudações à todos os povos e aos rios que correm em nossas veias!

Gitana Nebel
Mestranda em Educação Ambiental - Furg

(fotos Gitana Nebel)







Nenhum comentário:

Postar um comentário