sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pessoas que fazem a Diferença

No dia 17 de junho tive a oportunidade de conhecer o Campo do Sargento uma das comunidade do Complexo da Alemão localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O complexo hoje é composto por entorno de 13 comunidades que vem resistindo ao abandono do poder público por quase 50 anos.Ao contrário do que pode-se pensar o complexo hoje vive um momento de passificação e segundo o que relatam os moradores nunca foi tudo o que se mostra na Tv.
Nesta visita, estávamos em um grupo de 7 pessoas com o intuito de promover intervenções socioculturais dentro da comunidade, e foi ai que tive a oportunidade de conhecer a dona Lucia Cabral. Moradora da comunidade a mais de 30 anos ela é presidente da ONG chamada EDUCAP que foi fundada em março 2008 pela própria Dona Lucia em conjunto com os moradores do Complexo e que desde então visa a promoção da saúde e dos direitos humanos para a comunidade.
No início a sede era em um barraco feito de madeira mas em março deste ano com a vinda do príncipe Harry ao Brasil a sede da ONG ganhou uma nova estrutura já que a comunidade seria objetivo de uma das visitas do nobre. O velho barraco de madeira em 26 dias passou a a ser uma estrutura de dois andares feita de contêineres onde funciona um cozinha dois banheiros, sendo um destes para portadores de deficiência, biblioteca e uma sala de aula, ainda na área externa possui um quintal com área de lazer e uma horta comunitária. Dona Lucia diz que a proposta deste prédio é ser totalmente sustentável e por isso o material utilizado na construção e na mobília da nova sede foi ao máximo possível procedido de matéria reciclado.
Através do trabalho realizado em conjunto com várias outras entidades não governamentais como é o caso do grupo que forma o Cultura Hacker, que estavam presentes no dia 17, a comunidade vem buscando através de educação ambiental, sanitária e didática promover a mudança e trazer auto estima aos moradores do Complexo, e com esse pensamento já existem vários projetos futuros e outros em andamento como é o caso da instalação de um unidade da Unicirco(www.unicirco.com.br)dentro da comunidade, a proposta de um Albergue, a Escola do Morro que vem educando jovens e adultos aliada a Rede do Saber, o programa ECOLIBERDADE que trabalha com ex-detentos visando sua reinclusão social e a Colônia de Férias Ambiental que promove a educação de crianças e jovens nos meses de férias e os ensina a cuidar e manter o meio ambiente promovendo a limpeza do que restou da Serra da Misericórdia, local que segundo D.Lucia é o pulmão do Complexo.
Dona Lucia se diz contente com os avanços dos projetos, mas afiram que não consegue entender o que o governo faz com as políticas públicas, já que toda a mudança que vem ocorrendo no complexo tem acontecido em sua grande maioria graças aos esforços e a coragem dos moradores que lutam todos os dias para que no futuro o complexo possa contar com escolas e universidades inseridas dentro da comunidade o que facilitaria em muitos aspectos a vida dos moradores.
Maiores informações sobre esses programas e sobre a ONG vocês podem encontrar nos endereços abaixo:
www.youtube.com/watch?v=So2R-__kNv0
www.novocomplexodoaleao.com
Jaime A. Tasca Filho
Graduando do curso de Ciências Biológicas- FURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário