quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vila Autódromo, por um Rio sem remoções!

Ainda estamos digerindo tudo que está acontecendo aqui no Rio. Muitas são as atividades, manifestações, rodas de discussões, plenárias, caminhadas...Mas logo publicaremos com maiores detalhes as ações as quais estamos participando; abaixo irei relatar uma ação que participei ontem (20/06) na Vila Autódromo, Rj.
Estão acontecendo marchas pela cidade em torno das mais diversas problemáticas, ontem pela manhã ocorreu uma Manifestação dos Movimentos Sociais, com saída no RioCentro, às 8h; ao mesmo tempo, tivemos conhecimento que ocorreria uma ação na Vila Autódromo, zona oeste do RJ. Uma Vila afastada das grandes mobilizações e excluída da pauta dos debates, no entanto, intensamente afetada pelos "mega eventos".
Decidimos, então, participar dessa mobilização na Vila Autódromo, em torno de 40 pessoas independentes decidiram ir para essa 'intervenção alternativa' que o grande nº de manifestantes estava indo, porém para chegar nesse local todas as formas de transporte estavam nos sendo negadas, inicialmente iriam enviar ônibus para nos levar até a Vila, mas os ônibus não apareceram, posteriormente decidimos ir de metrô, pois com a pulseira do evento temos passagem livre nos metrôs, mas não estavam nos deixando passar, enfim, inúmeras foram as formas, barreiras policiais e informações equivocadas surgiram para impedir nosso acesso ao local e fragmentar a manifestação na Vila Autódromo.
Com todos esses empecilhos, que não somente nosso grupo enfrentou, mas diversos outros também passaram, chegamos ao local após a manifestação ter acabado. Essa terminou pois barreiras intransponíveis de policiais, exército, até no espaço aéreo impediram a circulação e a caminhada dos manifestantes, os motivos vocês entenderão agora:
A Vila Autódromo é uma comunidade que nasceu de uma vila de pescadores na beira da lagoa de Jacarépagua há mais de 40 anos. Nos anos seguintes com o aumnto da ocupação urbana nas margens da lagoa, sucessivos aterros, a construção da Cidade do Rock, além da construção de grandes condomínios fechados, a região passou a ser alvo de grande importância para o capital e especulação imobiliária. Apesar de ter sido demarcada como Área de Especial Interesse Social em 2005, as sucessivas tentativas de remoção dos moradores da Vila parecem responder diretamnte à valorização imobiliária da Barra da Tijuca. A justificativa mais recente para a remoção da Vila é a construção do Parque Olímpico somada à necessidade de "preservação ambiental". Tal justificativa não se sustenta, conforme alegam os moradores, pois há condições de permanência dos mesmos com qualidade ambiental através da urbanização. Além disso, tal medida não parece ser muito coerente com o edital de licitação de concessão que prevê à concessionária o direito de explorar comercialmente 75% da área. Como forma de resistir às arbitrariedades do poder público, a Associação dos Moradores elaborou o Plano Popular da Vila Autódromo, que comprova a possibilidade de permanência e melhoria das condições de moradia, saneamento e desenvolviment social com respeito ao meio ambiente. Os moradores não aceitam a remoção da comunidade, pois mais que quatro paredes, a Vila representa a história de vida dos moradores, a relação entre os mesmos de uma vida inteira e defendem "Copa e Olimpíadas não justificam remoções".
Bom, aqui foi somente um breve relato do contexto no qual está inserida a comunidade da Vila Autódromo e das minhas percepções, meu objetivo, posteriormente, é publicar uma análise mais aprofundada da situação enfrentada pela Vila Autódromo, visto que passamos até o final da tarde no local conversando com a comunidade e caminhando entre as ruas na companhia dos moradores, entre eles o Sr. Luiz e o Robson. Abaixo seguem algumas fotos desse relato.
Vivam todas as comunidades populares da cidade do Rio de Janeiro!

Até breve e saudações à tod@s!

Gitana Nebel
(Fotos Gitana Nebel)























Nenhum comentário:

Postar um comentário